sábado, 13 de março de 2010

POR QUE ORGANIZAR IDEIAS?

Você já imaginou construir um ônibus espacial a partir das ideias na cabeça dos idealizadores do projeto? Mesmo algo bem mais simples como montar uma pipa requer uma organização das tarefas: primeiro você tem a idéia da pipa, grande, pequena, colorida; depois você prepara os materiais, papel, varetas, cola e linha. Separa também a melhor ferramenta, a tesoura. Por último, executa a confecção da pipa. Mesmo em uma tarefa simples você organiza o pensamento. O prof. Boaventura nos ensina que a ordenação do pensamento é própria do espírito francês e, entre esses, encontramos os grandes mestres nesse ofício: Descartes, Sertillanges, Jean Guitton, André Maurois, entre outros. É em Descartes que lemos:

“(...) conduzir por ordem os meus pensamentos, começando pelos mais simples e mais fáceis de conhecer, para subir, pouco a pouco, como por degraus (...)”

Organizar ideias serve para qualquer atividade que tenha um conteúdo semântico, como por exemplo:

Uma apresentação
Um trabalho de conclusão de curso (TCC)
Uma redação
Uma lista de compras
Uma atividade
Um site
Uma empresa
Um sistema
Uma coleção
Um orçamento doméstico
Uma aula

Quando necessitamos elaborar uma monografia, por exemplo, pesquisamos inicialmente livros, sites, jornais e revistas que, inevitavelmente, geram centenas de ideias. Se descrevêssemos essas ideias tal e qual aparecem em nossa mente, muito provavelmente nosso leitor não entenderia nada, ou entenderia muito pouco. É necessário separá-las, classificá-las e dispô-las em uma certa ordem que o maior número possível de leitores possa entendê-las.
Para isso, utilizamos técnicas de organização de ideias que podem ser classificadas como Ideias Organizadoras, Objetos Organizadores, Ferramentas Organizadoras e Formatação Organizadora.

De início, vale a pena enfatizar que organizar ideias não pretende ser um sistema operacional enlatado para o processo de criação. Organizar ideias não é tolher a criatividade. Não é engessar o pensamento. Pelo contrário, há ferramentas que ajudam a expandir as ideias porque nos ajudam a visualizar “buracos” no pensamento, ou seja, o que falta naquela idéia. Em uma seqüência de objetos, qual o objeto em falta; em uma classificação de assuntos, qual o assunto não abordado etc. Para aqueles que querem desbloquear a mente e ter mais e melhores ideias recomendamos a leitura da Teoria das Aberturas, no livro “Criatividade: Abrindo o Lado Inovador da Mente”, do prof. José Predebon, do livro “Human Dinamics” de Sandra Seagal e David Horne e dos conceitos sobre desbloqueio mental, no livro “Um Toque na Cuca” de Roger Von Oech.
Organizar ideias também é entender de que forma pensamos e porque pensamos. Na Antiguidade e na Idade Média o modelo de pensamento dominante no Ocidente foi o geocêntrico. Ele dava sentido às ações que se desenrolavam no espaço físico. Na Idade Moderna o modelo que passou a imperar foi o reducionista em que, para se entender algo, bastava conhecer as partes em que esse estava dividido. Conhecer as partes para entender o todo. Já bem recentemente, na segunda metade do Século XX, esse paradigma reducionista foi modificado pelas novas teorias e conhecimentos que incluíram no entendimento das coisas, o relativismo, o probabilismo e a incerteza. Os saberes até então fragmentados pelo pensamento reducionista foram ligados, contextualizados e globalizados.

“O paradigma decorrente da Terceira Revolução Científica permitiu articular os conhecimentos advindos das mais diversas disciplinas, ligando umas às outras, de modo mais fecundo.
Esse paradigma trouxe a idéia de sistema, que começou a minar progressi¬vamente a validade de um conhecimento reducionista.”
(BARROS, 2005)

Essa ideia de sistema mostra que um todo é mais do que um conjunto de partes, é um todo organizado. A organização de um sistema, assim como das ideias, produz qualidades diferentes de suas partes isoladas. Entender a organização de ideias como um pensamento sistêmico é fundamental para aproveitar ao máximo suas ideias.
Organizar ideias é torná-las comuns, comunicar, concluir, chegar a algum lugar. Muitas pessoas conseguem organizá-las naturalmente. No entanto é possível ajudar aqueles que, por várias razões, têm dificuldade em organizar suas ideias e passá-las para o papel, comunicá-las.

Texto extraído do livro:
LIRA, Décio e PEREIRA, Everaldo.
Técnicas para Organização de Ideias.
São Paulo: Clube de Autores, 2010.
http://clubedeautores.com.br/book/9020--Tecnicas_para_Organizacao_de_Ideias
R$ 29,87 - Comprar

Nenhum comentário:

Postar um comentário