sábado, 15 de agosto de 2009

BATUCANTANTE NO CAMBALHOTA DA TV CULTURA

O grupo de música infantil se apresentou no programa
sábado, 17 de julho às 17h30, com reprise no domingo às 12h.

O grupo de música infantil Batucantante, que utiliza recursos da percussão corporal, apresentou-se no programa Cambalhota da TV Cultura no sábado, 17 de julho, às 17h30, com reprise domingo ao meio dia. O grupo é formado por Quel no vocal, Rapha no violão e Tom na percussão corporal e direção.

No programa, o grupo apresentou composições próprias e adaptações de cantigas folclóricas onde o público foi convidado a participar, aprendendo novas palmas e sequências de batuque para acompanhar as canções. Brincar como se tocasse um tambor, um chocalho, um agogô ou imitar o vento. As vivências proporcionadas poderão ser aproveitadas por pais e professores na educação musical das crianças.

Percussão Corporal é uma proposta de musicalização que utiliza o corpo como instrumento musical. Ritmos e melodias são criados a partir de efeitos da voz e da exploração de sons produzidos pelo corpo, tais como: palmas, estalos, batidas no peito e batidas dos pés.

Educativa – a apresentação trabalha a expressão corporal das crianças, estimulando a descoberta de movimentos, exercitando a afetividade, o inter-relacionamento e a sensibilização. “É importante enfatizar para as crianças que seu corpo se comunica, tem necessidades, desejos e possibilidades” explica a pedagoga Adriana Cilira. “O melhor modo para explorar essas possibilidades é pelo convívio harmonioso com o seu corpo, estimulando-a a representar o seu mundo, aprendendo a sobreviver nele e a elaborar suas questões pelo viés da cultura, da arte e do conhecimento” diz a pedagoga.

Sobre o programa - Cambalhota é um programa dedicado a crianças e jovens curiosos, antenados e ativistas nos mais diversos assuntos que rolam no mundo. Por meio de jovens protagonistas, o programa praticamente “dá cambalhotas” pelos vários tipos de: arte, esporte, lazer, etc. de uma forma bem divertida e alto astral. Apresentado pelos jovens Jéssica Nigro e Fábio Lucindo, o programa vai ao ar aos sábados às 17h30 com reprise no domingo ao meio dia.

Ficha Técnica
Batucantante no Cambalhota da TV Cultura
Sábado, 17 de julho, às 17h30 e domingo, 18 de julho às 12h
Quel: voz
Rapha: violão
Tom: percussão corporal e direção
Marina: sanfona
Repertório: cantigas folclóricas e composições próprias
Duração: 60 minutos

Nenhum comentário:

Postar um comentário