sexta-feira, 26 de junho de 2009

POR MEIO DA PERCUSSÃO CORPORAL, TREINAMENTO EMPRESARIAL BUSCA DESENVOLVER O SENSO DE EQUIPE.

Ponto alto é a criação de uma música coletiva,
mesmo sem conhecimentos musicais prévios.

O treinamento empresarial “Motivação de Equipes por meio da Música” utiliza recursos da percussão corporal como meio para desenvolver a interação e a colaboração dos membros de uma equipe. Apresentado pelo músico Ronaldo dos Santos e promovido pela Arven Ideações, o treinamento padrão é destinado a equipes de 20 pessoas, tem duração média de 4 horas e pode ser realizado no próprio ambiente das empresas.

O treinamento se desenvolve com atenção em 4 pontos principais: Conhecimento, Habilidade, Interação e Execução. Esses pontos são trabalhados simultaneamente, sem enquadramentos estanques e são entrecortados por constantes reflexões acerca do comportamento e da participação de cada membro do grupo. A base para tais reflexões são os ensinamentos do pesquisador musical Stênio Mendes: “Ouça o outro; Sinta o outro; Sustente o outro”, uma orientação para improvisos que pode ser levada como metáfora para qualquer ambiente de convívio em grupo.

Percussão Corporal é uma linguagem musical que utiliza o próprio corpo como instrumento e que torna acessível ao público em geral o contato com a criação musical, mesmo sem conhecimentos musicais prévios.

Mudança – “O ponto crucial da transformação que o treinamento pretende promover se dá na reflexão individual sobre as atitudes pessoais em relação à máxima de Stênio Mendes”, explica o músico Ronaldo dos Santos. E completa: “Quando cada pessoa for capaz de situar seu comportamento e suas motivações em relação à equipe e à ‘música’ que ela pretende produzir, daí será possível trabalhar a mudança, que só acontece efetivamente quando feita de dentro para fora.”

O espetáculo é direcionado as equipes de qualquer organização e pode ser realizado no próprio ambiente das empresas.

Ficha Técnica
Treinamento “Motivação por Meio da Música”
Coordenação: Ronaldo dos Santos
Duração média: 4 horas
Contato: arven@arven.com.br


Ronaldo dos Santos - Músico, publicitário e praticante de SwáSthyaYôga.Encontrou na percussão corporal a oportunidade de reunir conhecimentos dessas três atividades num treinamento de equipe: arte, criatividade e filosofia. Graduado em Publicidade e Propaganda pela Universidade Metodista de São Paulo (1996), atuou por vários anos como redator publicitário. Com essa experiência pôde observar e concluir que um dos grandes problemas dos grupos sociais é sua ineficiente comunicação interpessoal. Formado em Piano Erudito pelo Conservatório José Maurício (1993), manteve seus estudos musicais com cursos de Piano Popular na Fundação das Artes de São Caetano do Sul, Rítmica Indiana (ULM), Produção Musical para Publicidade (ULM), Linguagem e Estruturação Musical (EM&T), Canto Coral e Percussão (oficinas culturais de SBC). Entende que a música é uma arte profundamente agregadora. Praticante de SwáSthya Yôga desde 2003, teve acesso a uma filosofia que promove o autoconhecimento e a integração do homem com o mundo em vários níveis. Aprendeu que uma transformação efetiva da sociedade só pode começar com mudanças de pensamento e atitudes pessoais. O contato com a Percussão Corporal se deu a partir de 2003 em cursos com André Hosoi e Maurício Maas, dos Barbatuques, e desde então não parou mais de pesquisar a linguagem, tamanha foi sua identificação com a proposta. Em 2006, ingressou no grupo de estudos dos Barbatuques dirigido por Fernando Barba, grupo que em 2008 tornou-se independente e passou a se chamar Fritos Música Corporal. Atualmente é um dos coordenadores desse grupo. Nesses estudos conheceu a idéia do pesquisador musical Stênio Mendes para improvisos (“ouça o outro, sinta o outro, sustente o outro”), apresentada de forma abarcante por Maurício Maas, como uma orientação para o improviso que é viver em grupo. Tal conceito sintetizou suas idéias e motivou-o a utilizar a música – por meio de cursos de Percussão Corporal – para estimular a reflexão sobre a necessidade das mudanças pessoais e da integração interpessoal como instrumento para criar ambientes saudáveis e propícios ao desenvolvimento de grupos fortes e vencedores.

Relacionamentos:
Ronaldo dos Santos – ronaldo@arven.com.br
Everaldo Pereira – everaldo@arven.com.br
www.arven.com.br
arven@arven.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário